1° MOCISSPA - Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará organizado pelo Programa de Pós Graduação em Educacao em Educacao em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas! (Eclesiastes 7:8)
Carlesom Piano e Jhéssica Elayne Piano dois professores da educação básica no nível fundamental, no Munícipio de Novo Repartimento, na E.M.E.F. Prof. Raimunda Tavares, se dedicaram nos últimos meses à orientação de alunos do 8° e 9° Ano, dando início a pesquisas científicas nas áreas de Ciências exatas, Naturais
e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais.
comunicação, uma homenagem aos seus alunos
finalistas e vencedores na primeira
Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará.
O propósito desta homenagem e divulgação é
ampliar a informação científica produzida pelos
alunos pesquisadores das séries finais do ensino
fundamental e ao mesmo tempo difundir sua
excelência, mostrando que é possível fazer
ciência na educação básica.
Os relatórios de pesquisas apresentados pelos alunos e orientadores serão publicados nos anais da UNIFESSPA em conjunto com o PPGECM. Sua finalidade é difundir as ideias e projetos apresentados nas escolas, feiras científicas e na própria MOCISSPA, como meio de promover e
incentivar outros alunos e professores a
se tornarem pesquisadores no Município
de Novo Repartimento.
A Escola Raimunda Tavares está festejando o trabalho de todos e a contribuição científica que obtiveram em prol da sociedade. Nesse aspecto, nossos alunos pesquisadores tiveram grande parcela nos avanços e na resolução de problemas que afetam a população, contribuindo efetivamente para o progresso científico em nosso município.
Como professores é facil dizer que a educação é uma desestabilizadora da sociedade, uma vez que ela modifica a vida das pessoas, por isso é importante que a ESCOLA reconheça a qualidade de seu trabalho e contemple o talento dos seus estudantes quando eles têm oportunidade e espaço propício para a produção do conhecimento.
É muito importante ver que a gestão e equipe escolar acompanham ativamente o desenvolvimento do nosso trabalho e se importam com o nosso progresso. Esse interesse mostra para os futuros pesquisadores que eles têm a capacidade de investir naquilo que gostam servindo de grande incentivo para os estudantes acreditarem em mudanças sociais e estruturais na nossa comunidade, baseadas no conhecimento adquirido ainda na educação básica.
OS ALUNOS DE NOVO REPARTIMENTO PREMIADOS NA MOCISSPA EDIÇÃO 2018, foram:
Davi Azevedo de Sousa e Thalysson Ribeiro Chaves com o trabalho intitulado "Alfabetismo Funcional em Matemática dos Jovens Repartimentenses".
Karen Alves Leite e Regiane de Lima Vasconcelos com o trabalho intitulado "Vacinas na Infância: a compreensão dos pais quanto aos tipos e funcionalidades".
Lucilana de Andrade Sousa com o trabalho "Unidade Básica de Saúde: acolhimento e acessibilidade".
Emilly Serra Martins e Pedro Nilton Ferreira da Rocha com o trabalho "Escolha Profissional e Universidades Públicas: a perspectiva de estudantes do 3° Ano do ensino médio".
Nessa edição, concorreram ao Prêmio MOCISSPA estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação que contribuíram por meio de estudos, projetos e pesquisas que englobam diversas áreas da ciência, tecnologia e inovação.
Na área de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde alcançamos os seguintes resultados:
3° Lugar - "Vacinas na Infância: a compreensão dos pais quanto aos tipos e funcionalidades"
4° Lugar (Menção Honrosa) - "Alfabetismo Funcional em Matemática dos jovens repartimentenses"
Finalista - " Unidade básica de Saúde: acolhimento e acessibilidade"
Na área de Ciências Humanas e Sociais:
2° Lugar - "Escolha Profissional e Universidades Públicas: a perspectiva de estudantes do 3° Ano do ensino médio"
Parabéns aos alunos, foi um processo árduo e difícil, porém gratificante... Continuem assim, nos enchendo de orgulho...
E obrigado a todos que nos apoiaram direta e indiretamente.
E que as pesquisas continuem!
Prof. Carlesom e Jhéssica Piano